Myrthes Silva

Esta entrevista teve por objetivo verificar como a Escola de Enfermagem ABC “Myrthes Silva” formadora de Técnicos em Enfermagem, se adaptou durante a pandemia para dar continuidade as aulas para formar os alunos que estão em andamento do curso e lançar profissionais habilitados para suprir a carência de setores da saúde neste momento.

Para contar o detalhes, as preocupações e estratégias da escola entrevistamos a Diretora Ester Maria Gadoni Giovanni Borges.

 

Pergunta: Qual a sua formação e trajetória até a direção?
Ester: Minha formação é em Psicologia na qual atuei por 25 anos em UBS pela Prefeitura Municipal de SBC, e em Pedagogia onde lecionei matérias ligadas a psicologia e ética, inclusive para o curso de Enfermagem do Trabalho. Iniciei como Vice- Diretora em 2003 e atualmente atuo como Gestora. Meu vínculo com a Escola é desde sua fundação, há 48 anos.

 

Por que a escola leva o nome de D. Myrthes Silva?
Ester: A Escola leva o nome de D. MYRTHES SILVA por ser ela a RAZÃO de sua existência. Como fundadora desta Instituição de Ensino, sempre primou pela postura Ética, Cristã e Profissional durante toda sua vida, lutando para valorizar a ENFERMAGEM com dignidade e amor ao próximo.

 

Já ocorreu na Escola algum episódio semelhante ao da pandemia pelo Covid – 19?
Ester: Não. Nunca passamos por situação igual.

 

Quais foram as decisões da direção ao saber da paralisação pela pandemia?
Ester: As decisões foram tomadas imediatamente, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Educação, suspendemos aulas, estágios práticos supervisionados e o funcionamento da Escola em si, com todos os funcionários trabalhando em regime home office.

 

No período de quarentena os alunos tinham como contatar a Escola?
Ester: Sim. Foram disponibilizados computadores e celulares para os colaboradores atenderem em home office.

 

Foi liberado documentação pela escola aos alunos que se formaram?
Ester: Sim. Todos os alunos de turmas concluintes, entraram em contato nos vários números que deixamos disponíveis receberam a documentação mediante critérios da legislação em vigor e registro de GDAE pela Diretoria Regional de Ensino.

 

Os alunos continuaram as aulas na quarentena? Qual foi o suporte fornecido?
Ester: Sim. Através do ambiente virtual de aprendizagem da Prisma Digital foram ministradas aulas online, realizados chats, fóruns, utilização de ferramentas como Google Meet, Zoom, Youtube e outros canais de informação. Foi atribuída a realização de pesquisas, trabalhos e avaliações online.

 

Como a Escola se programou para o retorno das aulas presenciais?
Ester: Voltamos às aulas no modo híbrido, onde as aulas são ministradas todos os dias, com o número de alunos previstos na legislação, alternando aulas presenciais e online, respeitando-se o horário original de cada turma.

 

Os alunos foram orientados sobre o COVID?
Ester: Os alunos receberam orientação sobre Covid através dos professores e curso gratuito online com certificação.

 

Os funcionários e professores foram treinados para os cuidados no retorno as aulas?
Ester: Professores e funcionários foram treinados para os protocolos de segurança a serem seguidos no retorno as aulas.

 

Com a redução de alunos por sala, existe o risco de alguns ficarem sem vaga?
Ester: Todos os alunos terão vagas garantidas em sala de aula, em função do rodízio que contempla o sistema híbrido.

 

Qual mensagem você deixaria para os alunos dessa escola neste período?
Ester: Neste período de retorno às aulas, conviveremos com um “novo normal”, que visa a segurança de todos e em que somos responsáveis uns pelos outros. Fiquem firmes, não desanimem, continuem em segurança em todas as áreas de suas vidas. Vamos aprender juntos!

 

Gostou da entrevista? Comente em nossas redes sociais e vamos fazer o possível para trazer as entrevistas solicitadas.

Lembrando que caso tenha interesse em começar sua história de sucesso conosco, basta entrar em contato, tendo certeza que a escolha trabalhará arduamente para garantir que as aulas sempre ocorram e ocorram com qualidade.