Notícias

O papel da Enfermagem nos cuidados e humanização na saúde do idoso

Trazemos para você o TCC do aluno Marcos Paulo Vieira de Lima, discente do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Enfermagem ABC “Myrthes Silva”, que teve orientação da Professora Drª Silvana Tognini.

O artigo trata de um estudo sobre o envelhecimento populacional e dos desafios enfrentados pelo setor da saúde.

Introdução

O envelhecimento populacional é uma realidade e traz grandes desafios, especialmente para o setor da saúde (VERAS, 2009). Tendo em vista o papel da enfermagem perante os cuidados e atenção à saúde do idoso. na etiologia de doenças e declínios funcionais associados com a idade, a avaliação e o monitoramento da saúde dos idosos são necessários para uma assistência adequada e para o planejamento de ações de promoção da saúde. saúde (INZITARI et al., 2011).

A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado, esse aumento deve-se a proporção elevada de idosos (MIRANDA, 2016). Com o aumento significativo da população idosa nos últimos anos requer cuidados especiais e uma atenção humanizada dos profissionais de saúde. Conforme dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que até o ano de 2025 o Brasil deverá possuir a sexta maior população idosa do mundo, com aproximadamente 32 milhões de pessoas em idade superior a 60 anos. (OMS, 2019). Sob o aspecto de Saúde Pública o envelhecimento da população permite o aparecimento de um maior número de doenças próprias das idades mais avançadas, as doenças crônico-degenerativas (CORRAL, 2010). Com isso ocorre a demanda crescente por cuidados de longa duração, devido ao envelhecimento da população e ao aumento das doenças crônica e degenerativas (OMS, 2019).

Destacando se aí a importância e a função do profissional de enfermagem perante humanização, integralidade dos cuidados com o idoso, pois, acredita-se que, através de uma relação empática, haja uma assistência humanizada e um comprometimento com o cuidado personalizado, garantindo o seu equilíbrio físico e emocional (FRANCO et. Al, 1999).

Leia o artigo na íntegra

Enfermagem ABC

Recent Posts

Fadiga pandêmica e como ela afeta os profissionais de saúde

Estamos passando por um tempo prolongado e ininterrupto de exposição a situações de forte carga…

1 mês ago

Junho também e vermelho!

“Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. O Ministério da Saúde lançou neste mês,…

1 mês ago

Junho Laranja: Fogo, Fogueira, é fogo!!!!

Se proteja de fogos e artifícios nesse período de festa junina! As tradicionais festas juninas…

2 meses ago

Agosto Dourado – Mês do aleitamento materno

O mês de agosto  é considerado como veículo para promoção da amamentação. Desde a sua…

1 ano ago

#5 Quiz

Desafie-se: Teste seus conhecimentos em nosso #5 Quiz

1 ano ago

Julho Amarelo – Conscientização sobre as hepatites

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde…

1 ano ago