A Campanha do Outubro Rosa foi criada em 1990 nos Estados Unidos da América, a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, a iniciativa de conscientização se espalhou pelo mundo.

No Brasil, o Outubro Rosa chegou em 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ganhou a iluminação rosa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

O Outubro Rosa é uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, já que esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, o movimento compartilha informações e proporciona mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Texto de Maria Eugênia

Assistente de Coordenação da Escola de Enfermagem ABC Myrthes Silva

 

Referências

https://www.inca.gov.br/estimativa/introducao

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500001

https://www.scielosp.org/article/physis/2020.v30n1/e300119/

http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm

Imagem retirada do site:

https://www.icapui.ce.gov.br