Myrthes Silva

A gastrostomia (GTT), é um procedimento cirúrgico que se instala um tubo para alimentação através da parede abdominal diretamente no estômago.

A finalidade é para administrar a dieta, medicamentos e a água, diretamente no estômago, sem passar pela boca e estômago.

A GTT é realizada por via de escolha médica, mais indicado a via percutânea (através de punção da pele), com via endoscópica, onde é realizado uma abertura na pele do abdômen para o interior do estômago, onde é inserida a sonda e fixada.

Existem alguns cuidados a serem tomados antes do procedimento, como, o médico irá prescrever uma sedação para o paciente e anestesia local, observar se o paciente é alérgico a alguma medicação, a identificação correta do paciente e o procedimento correto a ser realizado.

QUANDO A GASTROSTOMIA É INDICADA?

Quando o paciente por algum motivo, não consegue se alimentar pela boca e terá uma melhor qualidade de vida em seu convívio familiar.
A GTT faz com que o paciente receba os nutrientes necessários diariamente, evitando também a desnutrição.

QUANDO DEVE SER TROCADO A GTT?

A troca de sonda pela literatura não tem um tempo definido para troca, mas a indicação é limitada às situações de complicação e à substituição a partir de decisões médicas.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM SÃO:
– Sempre lavar com água filtrada ou água mineral prescrito o ML pelo médico ou a nutricionista, antes e após a administração da dieta ou dos medicamentos.
– Observar sinais flogísticos na incisão da GTT e comunicar ao enfermeiro (a) .
Infundir o ml/h ou gotas/m, da dieta conforme a orientação médica ou da nutricionista.
– Relatar queixas álgicas do paciente, distensão abdominal e êmese.