Myrthes Silva

O que é resiliência?
Uma das coisas que vem sendo mais questionadas, principalmente nos últimos anos, é como os profissionais da saúde conseguem lidar com as situações mais adversas sem se abalarem. O nome dessa capacidade de não se deixar afetar independentemente do que aconteça é resiliência.

Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de não se deixar afetar com os acontecimentos mais adversos. Por exemplo, um profissional da enfermagem que está cuidando de um paciente em estado terminal, mesmo sabendo que este não sobreviverá, consegue se manter firme diante da situação e seguir com seu trabalho da forma mais profissional possível.

Não só na enfermagem, como em toda a área da saúde, é de extrema importância que os profissionais desenvolvam essa capacidade e as transformem em habilidade. Afinal, em algum momento, todo profissional da saúde terá que lidar com alguma situação que vai exigir resiliência para continuar desempenhando suas atividades.

Qual a importância da resiliência na enfermagem?

O profissional da enfermagem, são os profissionais que ficam mais próximos do paciente, o que os deixa mais expostos ao apego emocional. Essa profissão exige que você cuide de seus pacientes com o maior zelo possível e que dê o seu melhor por eles.

Porém, mesmo tendo esse apego e por pior que seja a situação, o profissional precisa se segurar. Para isso, ele deve desenvolver a resiliência e a inteligência emocional. Ele só vai conseguir exercer seu trabalho com maestria a partir disso.

Como desenvolver a resiliência?

Com o tempo e os anos de profissão, essa resiliência vai se tornando aos poucos e naturalmente algo mais claro para o profissional. No entanto, um meio mais fácil de criar e de trabalhar essa capacidade é passar por acompanhamento psicológico frequente.

Além disso, é importante lembrar que cada paciente é diferente um do outro e que o profissional deve sempre dar o seu melhor independentemente do quadro apresentado. Tendo isso em mente, é uma forma de ser resiliente e desenvolver essa habilidade.

Também vale ressaltar que exercer a profissão de enfermagem exige a entrega completa do profissional para que ele seja sempre o melhor de si em qualquer situação.

Percebemos que a resiliência é algo que todos os profissionais da área da saúde devem trabalhar. Afinal, sem ela, a atuação pode ser comprometida. Portanto, ter resiliência na enfermagem é de extrema importância para que o profissional faça com destreza, ética e profissionalismo.